sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A IGNORÂNCIA ANDA À SOLTA NA ANTENA 2
A Antena 2 está cada vez mais miserável. A ignorância e a estupidez andam ali à rédea solta. Hoje, por exemplo, entrando num táxi pouco depois das 17h00, apanho a rádio sintonizada na RDP África, onde estava a ser entrevistado o inefável João Almeida, o sub-director da tal 2. Depois dos disparates constantes que são de seu uso, sai-se com a de que um lema que ele gostava para a Antena 2 era o de Vìssi d'arte. Porquê, perguntarão? Porque (segundo ele) isto quer dizer "Vício da arte"! VÍCIO DA ARTE!!!! Estão mesmo a ultrapassar-se os limites. A Antena 2 entrou em estado de ignorância eufórica e estupidez festiva!
Há anos, estes dislates, quando eram ditos por locutores (o que de vez em quando sucedia, dado que os mesmos não tinham uma preparação musical, nem cultural, por aí além), ficavam no anedotário da rádio. Agora, infelizmente, já chegaram ao nível da direcção da Antena! É um escândalo, aquela coisa cada vez mais envergonha a RDP, o historial da Antena 2, e o próprio país. Eu, quando no estrangeiro conto os disparates constantes do Almeida, vejo estampada a piedade na cara dos meus interlocutores. E o caso não é para menos.
Este homem - o Almeida - já é gozado por toda a Lisboa e arredores. O coitado, disse, por exemplo, há uns tempos, em directo, ao ouvir um oboé a dar um la à orquestra: Estamos a ouvir a orquestra a afinar o si!. Bem, isto é uma bestialidade tão grande como ouvirmos um subdirector do serviço de cardiologia do Hospital de Santa Maria afirmar que o coração fica na sola do pé esquerdo. É exactamente igual, a nível de ignorância!
Contudo, o festivo autor de tal asneira, permite-se (ele que é subdirector da antena, atente-se!) criar um programa para ele e para uns amigos em que, pasme-se, ele, o autor de tais ignorâncias, se permite criticar os maiores nomes da música mundial que por cá passam. E é ouvi-lo - sempre apalhaçadamente - a dar notas! Garanto-vos que é uma barrigada de riso: Ao Pinchas Zukerman dou esta nota, ao Pollini dou aqueloutra, a Bartoli leva esta pontuação, etc., etc.
E assim vai o mundo! Claro que isto (parêntesis necessário) só se permite porque ele tem um director acima dele que ainda deve ser pior, um tal Pego.
Em que pobre país temos a infelicidade de viver!

10 comentários:

  1. Caro Jorge tens toda a razão, infelizmente. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Hoje em dia, o gesto de abrir a rádio na Antena 2 tem dois compassos; o de carregar no botão a ligar e, 2 segundos depois... a carregar para desligá-lo. Ou está a emitir jazz, ou música étnica (seja isso lá o que for) ou a falar, falar, falar, para dizer praticamente só disparates! Salvam-se ainda um ou dois programas, mas como destoam da mediocridade geral em breve deverão desaparecer.
    Infelizmente, a Antena 2 é bem o espelho da rasquice nacional.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente tem toda a razão. Quem a ouviu e quem a ouve!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. "Vício da arte"!"
    LOOOOOOOOOOL
    atrasados xD

    Eu cá não costumo ouvir a Antena2. Os programas parecem-me sempre tão abarrocados e repetitivos... prefiro usar o utorrent e o YT!

    ResponderEliminar
  5. Inacreditável... A corja que toma conta de nós, culturalmente falando...

    ResponderEliminar
  6. A propósito da minha proposta ao passatempo promovido pela Antena 2, “Vício d’Arte”, sinto-me legitimado a explicar o verdadeiro sentido da frase, a defender aqueles que a apoiaram e a responder às críticas que surgiram em alguns blogues de ouvintes que como eu cultivam, certamente, grande estima pela Antena 2. (ver: http://fartooooooo.blogspot.com/2010/12/antena-2-esta-cada-vez-mais-miseravel.html)

    Como afirmei em comentário à minha proposta no mural do facebook da Antena 2, “Estava a ouvir a ária "Vissi d'arte" quando me inspirei!”. A “inspiração” a que me refiro foi essencialmente fonética! Não era meu intuito traduzir para português a nome da ária de Puccini da sua ópera “Tosca”. Como saberão todos aqueles, eu excluído, que da filologia italiana entendem, a legítima tradução de “Vissi d’ arte” para português, é, pelos cânones da “Accademia della Crusca”: “Eu vivi para a arte”. Neste contexto reafirmo a minha verdadeira intenção: Para mim as emissões da Antena 2 são um “vício d’ Arte”; esta proposta assemelha-se foneticamente à ária de Puccini que inesperadamente me serviu de inspiração. Isto não impede que se possa imputar a esta minha interpretação um outro sentido, mais legítimo e condizente com a tradução do italiano “Vissi d’arte”, isto é, para mim também a Antena 2 “viveu” e vive para a Arte! É neste duplo sentido e constante verosimilhança com à famosa ária de Puccini que concorri ao passatempo da Antena 2! Repudio todos aqueles que assumiam na minha frase uma pretensa tradução literal de “Vissi d’ arte” e dou espaço para quaisquer outras interpretações livremente formadas como foi o caso da expressa pelo Sr. João Almeida!

    Não deixo de revelar pasmo ao tomar conhecimento que de entre os ouvintes da dois surgem vozes acerrimamente criticas à actual direcção da rádio! (ver: http://nossaradio.blogspot.com/2008/06/bach-achincalhado-na-antena-2.html) Criticam tudo! Criticam as opções, a emissão, o alinhamento! Criticam até o uso, ao que parece indevido, do Allegro inicial do concerto para violino e orquestra de cordas, BWV 1042 de Bach para promover a rádio! Afirmam tratar-se de “…uma certa leviandade…” e ainda de “…uma sintomática falta de respeito e de deferência pelo superlativo legado do mestre (Bach) …”

    A Antena 2 tem promovido desde 2006, num esforço que eu considero hercúleo e muito necessário, a aproximação de outros “públicos” e gerações à emissora! A Antena 2 não tem de ser uma rádio de elites, de velhos ou de “pseudo-aristocratas” que numa atitude snob acreditam estar a ouvir uma música superior, inacessível às massas, recusando veementemente quaisquer ingerências a esse estatuto! Felizmente a actual direcção entende que a Antena 2 deve abrir horizontes! Deve aproximar-se de gerações mais jovens, de outros públicos! Felizmente temos uma programação diversificada! Viva aos tons recentes! Aos tons do mundo, da voz, antigos, conhecidos, ao vivo, de ideias e da noite! Viva às notícias na Antena2! Viva à “Última Edição” e à “Fuga de Arte”! Viva ao fado, ao jazz, aos blues, ao barroco, ao romantismo, ao clássico, ao contemporâneo e ao de vanguarda! Viva a todos os programas, dos mais conservadores aos mais vanguardistas! Viva à diversidade porque tudo isso é o que torna esta rádio tão especial! Viva à Antena2!

    ResponderEliminar
  7. Questões de Moral, com Joel Costa, é um belíssimo programa, não?

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge

    Parabéns por este espaço!
    Sou levado a concordar consigo. Temos a 2 pelas ruas da amargura.
    Melhores dias virão. É bom que sejamos optimistas.

    Que vão mantendo o Questões de Moral...

    ResponderEliminar